Nasci em São Paulo-capital, e vim morar em Jundiaí muito tempo depois.
Meus estudos foram em São Paulo mesmo. Sempre gostei muito de desenhar... minha mãe costumava contar, que o presente que mais fazia sucesso comigo, era um bloco de papel e uma caixa de lápis de cor. Quando eu estava no segundo grau, meu pai me matriculou na Escola Panamericana de Arte, e esse foi um grande incentivo, pois aprendi muito nesse lugar!
Terminando o colégio, cursei a faculdade de Artes Plásticas da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), onde me licenciei em Educação Artística.
Quando recém formada, lecionei Arte para crianças, em alguns colégios de São Paulo, entre eles o Colégio São Luís, onde trabalhei por 3 anos.
Eu lecionava de manhã, e à tarde desenhava e pintava. Minha técnica preferida nessa época, era o guache. Participava de Salões de Arte no interior de SP, e cheguei a fazer uma exposição coletiva no SENAC, e outra individual no CINEARTE, ambos em São Paulo.
Um dia, resolvi mudar de área, e comecei a trabalhar com estampas de tecidos para decoração. Deixei de lecionar, e me tornei designer têxtil. Fiquei 20 anos nessa profissão, criando coleções de tecidos para moda-casa. Passei por diversas empresas, entre elas, lojas e tecelagens de SP e do interior.
Quando abriram as importações de produtos chineses, os tecidos que as tecelagens brasileiras produziam, não conseguiram acompanhar os preços, e os empregos nessa área começaram a ficar escassos. Nessa época, eu já tinha me mudado para o interior de SP, e morava próxima de Jundiaí. Resolvi voltar a lecionar, e sou professora de Arte da rede pública de Jundiaí, até hoje.
A aquarela surgiu em minha vida em 2015 e foi a realização de um sonho antigo, pois sempre quis aprender essa técnica.
Tenho participado de editais em Jundiaí, e já fiz várias exposições coletivas e individuais nos arredores, inclusive minha primeira mostra virtual em 2020, pleno ano de pandemia. Na pandemia aperfeiçoei meus estudos, fiz cursos pela internet com artistas que admiro e sigo no Instagram. Aprendi muito, e meu lema é sempre continuar estudando. Há muito para aprender!
Comecei com os retratos de PET, após fazer uma semana de curso com uma dessas mestras que admiro tanto, e hoje estou apaixonada por essa atividade, pois consigo dar alegria aos tutores que resolvem eternizar seu animalzinho de estimação!
Continuo trabalhando com projetos de exposição, e continuo fazendo estudos sobre temas diversos. Participo de grupos de aquarelistas na internet, como Aquarela Brasil, Pintores paisagistas, Aquarela em todo lugar, Urban Sketchers SP, Urban Sketchers Paraty, Aquarelas e aguarelas, Fabriano in Acquarello, Open Group IWS-Brazil International Watercolor Society, Aquarelistas somente aquarelistas, Água e cor, O cotidiano das cidades.
Sou membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí, e tenho algumas obras catalogadas também.
Mas acima de tudo isso que contei, sou apaixonada pela aquarela, e desejo cada vez mais aprimorar minha técnica e estilo próprio, encontrando realização pessoal e também distribuindo alegria para as pessoas.
Formação
Graduação – 1977 a 1980
Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP (SP)
Faculdade de Artes Plásticas – Licenciatura Plena em Educação Artística
Atividades recentes:
Professora de Arte na Rede Municipal de Jundiaí desde 2015.
Membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí AFLAJ desde 2015 – Cadeira 6.
Participação na 58º. Coletiva de Artes Plásticas no Centro Cultural Tao Sigulda (Jarinu/SP) 2016.
Exposição coletiva na Biblioteca Municipal Nelson Foot GRUPO CHROMA (Jundiaí/SP) 2016.
Exposição coletiva no Clube Athlético Paulistano URBAN SKETCHERS+SP 465 ANOS (São Paulo/SP) 2018.
Exposição individual JUNDIAÍ EM 14 PASSOS na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes (Jundiaí/SP) 2019 (05/02 a 05/03).
Exposição individual JUNDIAÍ EM 14 PASSOS na Biblioteca Municipal Nelson Foot (Jundiaí/SP) 2019 (03 a 29/05).
Exposição individual JUNDIAÍ EM 14 PASSOS na Galeria do Centro de Capacitação Prof. Paulo Freire (Jundiaí/SP) 2019/2020 (09/07 a 17/02).
Exposição individual virtual OLHAR MONOCROMÁTICO ATEMPORAL na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes (Jundiaí/SP) - ficou no ar durante todo o ano de 2020, no site da Secretaria de Cultura de Jundiaí).